AGORA \ Crítica Teatral
Quem Somos

AGORA é um portal brasileiro de crítica teatral com cobertura nacional, sediado na cidade de Porto Alegre, apoiado pelo Instituto Goethe. O site abriga reflexões sobre espetáculos apresentados no Brasil e no mundo (seção Crítica), bem como textos de teoria, entrevistas e reportagens (seção Cena Teatral). O portal se diferencia por estabelecer parceria com sites de crítica teatral de outros países através do intercâmbio de conteúdos.

O site está no ar desde 28 de julho de 2015, como resultado de um workshop que reuniu críticos de seis estados brasileiros em Porto Alegre, com a participação do crítico alemão Jürgen Berger. Os integrantes da oficina formaram a equipe original do site, até dezembro de 2016. A partir de janeiro de 2017, o AGORA é formado por Michele Rolim e Renato Mendonça, e suas postagens estão abertas a colaboradores convidados.

O AGORA defende que uma relação construtiva e horizontal entre a crítica e a cena é fundamental para o fortalecimento da produção teatral de qualquer país.

 

EDITORES

 

Michele Rolim, Porto Alegre

Jornalista e doutoranda pelo Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Autora do livro "O que pensam os curadores de artes cênicas", editado pela Cobogó em 2017. Trabalhou de 2009 a 2017 como repórter responsável pelo setor de artes cênicas do Jornal do Comércio, em Porto Alegre. Participou dos júris do Prêmio Açorianos de Teatro, do Troféu Tibicuera de Teatro Infantil (ambos da prefeitura de Porto Alegre) e do Prêmio Braskem em Cena no festival internacional Porto Alegre Em Cena. Membro da International Association of Theatre Critics (IATC).

 

Renato Mendonça, Porto Alegre

Jornalista e mestre em Artes Cênicas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Editor de teatro no jornal Zero Hora, de Porto Alegre (RS), por 15 anos. Curador do projeto Ponto de Teatro, do Instituto Ling, de Porto Alegre. É coordenador da Escola de Espectadores de Porto Alegre (EEPA) desde março de 2013. Já participou dos júris do Prêmio Açorianos de Teatro, da prefeitura de Porto Alegre, e do Prêmio Braskem em Cena, do festival Porto Alegre Em Cena. Debatedor convidado do festival riocenacontemporânea de 2006 (Rio de Janeiro). Membro da International Association of Theatre Critics (IATC).

COLABORADORES

Carlinhos Santos, Caxias do Sul

Historiador e jornalista, é especialista em Corpo e Cultura e mestre em Educação pela Universidade de Caxias do Sul (UCS), com pesquisa sobre a linguagem da dança contemporânea na educação. Por 13 anos foi titular da coluna 3por4, contracapa do caderno Sete Dias, do Jornal Pioneiro, em Caxias do Sul. Trabalhou como jornalista e crítico para o site Idança. Foi professor do curso de Tecnologia em Dança, na UCS, na cadeira Tendências Estéticas na Contemporaneidade. Organizou e editou o volume 5 da Coleção Húmus, dedicado à crítica de dança. Em 2017, foi coordenador da Unidade de Dança da Secretaria Municipal de Cultura de Caxias do Sul e diretor da Cia. Municipal de Dança de Caxias do Sul.

 

 

Henrique Saidel é diretor de teatro, artista da performance, pesquisador, professor, curador e colecionador de brinquedos. Professor do Departamento de Arte Dramática da UFRGS. Graduado em Direção Teatral pela FAP/UNESPAR (onde também foi professor), é mestre em Teatro pela UDESC e doutor em Artes Cênicas pela UNIRIO. Foi integrante da Companhia Silenciosa (2002-2012), com Giorgia Conceição e Leonarda Glück, premiada pela Fundação Cultural de Curitiba, Funarte e Programa Rumos Itaú Cultural. Foi coordenador do GT Territórios e Fronteiras da Cena, na ABRACE – Associação Brasileira de Pesquisa e Pós-Graduação em Artes Cênicas. É editor do site de crítica “Bocas Malditas – cena, crítica e outros diálogos” e co-curador da “p.ARTE – Mostra de Performance Art”, ambos sediados em Curitiba.

   
   
   
   
   
     
   

 PARCEIROS

 

L'INSENSÉ, França

l'insensé é um site francês de artes cênicas (http://www.insense-scenes.net/) criado em 2008. Reúne mais de 400 comentários sobre espetáculos especialmente da região do Mediterrâneo. Desde 2015, o l'insensé mantém parceria com a BNF Maison Jean Vilar durante o Festival de Avignom. A parceria do l'insensé e do Agora teve início em 2015, e envolve viagens de críticos entre Brasil e França e publicação conjunta de comentários nos dois sites.

 

ALIANÇA FRANCESA, Porto Alegre

A Aliança Francesa de Porto Alegre faz parte de uma rede de cerca de 900 unidades pelo mundo, apoiadas pelo Ministério de Assuntos Estrangeiros francês. Entre suas atividades estão organizar espetáculos e eventos culturais e viabilizar a vinda de palestrantes da França e de países de língua francesa. Acesse o site da AF em http://www.afpoa.com.br.

 

OBSERVATÓRIO DOS FESTIVAIS, Belo Horizonte

O Observatório dos Festivais (OF) surgiu em 2014 como um conjunto de ações articuladas para divulgar, pesquisar e produzir conhecimentos sobre festivais de artes cênicas no Brasil, inicialmente com foco no teatro. Entre os objetivos do OF estão oferecer informações sobre os festivais que acontecem por todo o país, realizar debates, seminários e conferências, além de atividades de pesquisa. Acesse o link do Observatório dos Festivais em http://www.festivais.org.br/

 

 

REVISTA HIEDRA, Chile

Revista Hiedra é uma revista digital com cobertura sobre o Chile, especialmente sobre Santiago.  Busca uma crítica híbrida, que encerre rigor teórico necessário para discutir  os processos técnicos, políticos e estéticos envolvidos na obra de teatro, sem comprometer  a acessibilidade de uma reflexão sobre a relação que se estabelece entre o contexto de circulação, a obra e o espectador.  Acesse a Revista Hiedra através do link http://revistahiedra.cl/.