TRANSIT 2020
Redação, Porto Alegre (RS), 13/10/2020
As montagens de "Wonderland Ave.”, da autora alemã Sibylle Berg, estreiam de 03 a 05 de novembro
Ensaio da equipe do diretor Leandro Silva Foto Arquivo

Projeto em formato digital

O Projeto Transit, que está na sua quarta edição, teve que se adaptar com as restrições causadas pela pandemia do novo Coronavírus. Os espetáculos dos dois diretores selecionados, Júlia Ludwig e Leandro Silva, estavam marcados para estrear no Festival Palco Giratório Sesc/POA, em maio de 2020, e depois seguirem temporadas regulares, no Goethe-Institut Porto Alegre. Com o cancelamento do Festival neste ano, as duas instituições, em conjunto com os grupos, reorganizaram o calendário, bem como o formato dos processos de criação e das apresentações: o Transit 2020 será realizado totalmente virtual, pela internet.

As peças serão exibidas na primeira semana de novembro, nos dias 03, 04 e 05/11. Para assistir, é necessário realizar inscrição – gratuita – no site http://www.sesc-rs.com.br/transit/. Realizando a inscrição, você receberá o link para acesso à atividade, um dia antes da data do espetáculo. A transmissão dos espetáculos será exclusiva para os inscritos.

Neste ano, os grupos apresentarão montagens para o texto “Wonderland Ave.”, da autora alemã Sibylle Berg. O texto aborda um futuro distópico, quando as máquinas e a inteligência artificial subjugam e deixam a humanidade para trás. A tradução, feita por Luciana Waquil, é inédita no Brasil. Sibylle Berg nasceu em Weimar, Alemanha, e hoje vive em Zurique, Suíça. Seu trabalho inclui 25 peças de teatro e diversos livros e ensaios traduzidos para 34 idiomas. Desde janeiro de 2011, Berg escreve para a Spiegel Online. Em 2016, foi convidada ao Frieze London com a peça Wonderland Avenue, em colaboração com Sebastian Nübling e Claus Richter. Além disso, a autora também é uma grande apoiadora do movimento das tecnologias livres e da democracia digital.

O AGORA participa ativamente dos trabalhos: Michele Rolim e Henrique Saidel acompanharam o processo de criação dos dois espetáculos como provocadores artísticos. Em breve o site publicará entrevistas e textos sobre o processo, bem como críticas sobre as obras.

SERVIÇO

Data: 03, 04 e 05 de novembro de 2020
Hora: 20h
Onde: http://www.sesc-rs.com.br/transit/