NOVIDADES
Redação, Porto Alegre, 12/06/2018
A partir de hoje o AGORA conta com dois novos colaboradores

O portal AGORA Crítica Teatral nas vésperas de completar três anos de existência vem a público divulgar que, além dos editores do site Michele Rolim e Renato Mendonça, a partir de hoje conta também com dois novos colaboradores. O especialista em dança Carlinhos Santos e o diretor e professor do Departamento de Arte Dramática da UFRGS Henrique Saidel.

Carlinhos é historiador e jornalista, é especialista em Corpo e Cultura e mestre em Educação pela Universidade de Caxias do Sul (UCS), com pesquisa sobre a linguagem da dança contemporânea na educação. Por 13 anos foi titular da coluna 3por4, contracapa do caderno Sete Dias, do Jornal Pioneiro, em Caxias do Sul. Trabalhou como jornalista e crítico para o site Idança. Foi professor do curso de Tecnologia em Dança, na UCS, na cadeira Tendências Estéticas na Contemporaneidade. Organizou e editou o volume 5 da Coleção Húmus, dedicado à crítica de dança. Em 2017, foi coordenador da Unidade de Dança da Secretaria Municipal de Cultura de Caxias do Sul e diretor da Cia. Municipal de Dança de Caxias do Sul.

Já Henrique Saidel é diretor de teatro, artista da performance, pesquisador, professor e curador. Professor do Departamento de Arte Dramática da UFRGS. Graduado em Direção Teatral pela FAP/UNESPAR (onde também foi professor), é mestre em Teatro pela UDESC e doutor em Artes Cênicas pela UNIRIO. Foi integrante da Companhia Silenciosa (2002-2012), com Giorgia Conceição e Leonarda Glück, premiada pela Fundação Cultural de Curitiba, Funarte e Programa Rumos Itaú Cultural. Foi coordenador do GT Territórios e Fronteiras da Cena, na ABRACE – Associação Brasileira de Pesquisa e Pós-Graduação em Artes Cênicas. É editor do site de crítica “Bocas Malditas – cena, crítica e outros diálogos” e co-curador da “p.ARTE – Mostra de Performance Art”, ambos sediados em Curitiba.

O AGORA é um portal brasileiro de crítica teatral com cobertura nacional, sediado na cidade de Porto Alegre, apoiado pelo Instituto Goethe. O site abriga reflexões sobre espetáculos apresentados no Brasil e no mundo (seção Crítica), bem como textos de teoria, entrevistas e reportagens (seção Cena Teatral).

O site está no ar desde 28 de julho de 2015, e tem mais de 14 mil usuários , foi criado como resultado de um workshop que reuniu críticos de seis estados brasileiros em Porto Alegre, com a participação do crítico alemão Jürgen Berger. Os integrantes da oficina formaram a equipe original do site, até dezembro de 2016. A partir de janeiro de 2017, o AGORA é um site independente formado por Michele Rolim e Renato Mendonça, e suas postagens estão abertas a colaboradores convidados.

O AGORA defende que uma relação construtiva e horizontal entre a crítica e a cena é fundamental para o fortalecimento da produção teatral de qualquer país.