AGORA \ Crítica Teatral
Francês Didier Plassard discute limites da cena contemporânea
Renato Mendonça (RS), , 13/03/2017

Os (não) limites do Real

No próximo dia 20 de março, a partir das 19h, o prof. dr. Didier Plassard (Université Paul Valery - Montpellier, França) estará no Auditório do Goethe-Institut de Porto Alegre (rua 24 de Outubro, 112, fone 2118-7800) para a conferência “Pode-se fazer teatro de tudo: as interferências do real e o caráter ilimitado da teatralização na cena contemporânea”.

O evento é gratuito e aberto ao público, com tradução simultânea. Para recebimento de certificado, inscrever-se até 19 de março pelo email ppgac@ufrgs.br. Recomenda-se chegar 15 minutos antes para retiradas de fones para tradução simultânea

A palestra partirá da relação com o real para discutir as tendências artísticas da cena europeia e norte-americana no período 1980/2010. Entre os casos que serão analisados com mais detalhe, o teatro documentário, o coletivo suíço-alemão Rimini Protokoll e o Nature Theatre of Oklahoma.

Especialista do teatro moderno e contemporâneo, Didier Plassard é um dos convidados da edição 2017 da Mostra Internacional de Teatro de São Paulo (MITsp). Foi conselheiro artístico do Théâtre National de Bretagne, pesquisador da rede de teatro europeu Prospero e redator-chefe da Prospero European Review (2010-2013). É membro do conselho de administração do Institut International de la Marionnette, do Conseil Scientifique de la Commission recherche et publication de l’UNIMA,

O encontro é uma realização conjunta entre Aliança Francesa, Goethe-Institut, PPGAC/UFRGS e site AGORA crítica teatral. Em setembro de 2016, essa parceria garantiu a vinda a Porto Alegre do pesquisador e crítico francês Yannick Butel, do site l’insensé.