AGORA \ Crítica Teatral
Agora participa de colóquio na França
Michele Rolim (RS), em Marseille, 03/11/2016
Agora vai analisar "Réplique", trabalho da gaúcha Evelise Mendes que estreará em Marseille
Foto Adriana Marchiori

O colóquio "La critique, un art de la rencontre", que ocorre entre 2 e 4 de novembro, em Marseille, na França, conta com a participação da coeditora do site Agora, Michele Rolim, através da parceria institucional entre os sites de crítica "Insensé" (França) e Agora (Brasil). Michele vai  participar da mesa-redonda "A crítica à obra" junto a artistas alemães e franceses, e ministrará um ateliê de "escritura crítica" destinado aos estudantes da universidade de Aix-Marseille (França). Seu objeto de análise será alguns fragmentos da intervenção urbana "Réplique", projeto que a diretora e atriz gaúcha (do Povo da Rua) Evelise Mendes estreará no colóquio. Livremente inspirado no livro "As Veias Abertas da América Latina", de Eduardo Galeano, a obra tem por objetivo trazer à tona a questão dos efeitos do colonialismo nos dias atuais. América Latina, Ásia, África. Continentes distintos, mas com processos históricos semelhantes em virtude da exploração e saque que sofreram ao longo de séculos. Além do livro de Galeano, outra fonte de inspiração para a artista é o famoso quadro de Joaquim Torres, "A América invertida". Com isso, sua intenção é a de inverter (mesmo que de maneira muito efêmera) a representação oficial do mapa-mundi e dar lugar a "uma cartografia da História esquecida". 

Evelise Mendes apresentará "Réplique" em diferentes países ao longo dos próximos meses, como Alemanha e Líbano (dentro da programação do festival de teatro de rua de Beirute).

Dentre os convidados também está Marta Isaacsson, professora do Instituto de Artes da UFRGS (Brasil), ao lado de Cristophe Bident, professor de teatro da Universidade de Picardie (França), Joseph Danan, professor da Sorbonne Paris 3 (França), Serhan Ada, professor da Universidade de Bilgi (Turquia), Yves Jubinville, professor da Univ. do Québec (Canadá), Wolfgang Schneider, professor daUuniv. de Hildesheim (Alemanha). 

O colóquio é uma iniciativa do professor-pesquisador e crítico teatral Yannick Butel, juntamente com professores em Artes Cênicas da Université d'Aix-Marseille. O evento tem por objetivo reunir pesquisadores, escritores, dramaturgos, editores, críticos, artistas da cena e teóricos de diversas disciplinas que se referem à questão da crítica: crítica como olhar que se dirige a uma determina obra artística.

Outras informações pelo site https://colloque2016critique.wordpress.com/